Fernanda Ramos

Fernanda Ramos é bacharel em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É uma artista de valor reconhecido nacional e internacionalmente, tendo conquistado prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema e fotografia. Especializou-se na execução de timelapse para o acompanhamento de obras de engenharia, desenvolvendo equipamento dedicado e aprofundando as boas práticas na execução deste tipo de filme.

menção honrosa fotografia

menção honrosa fotografia

menção honrosa fotografia

menção honrosa fotografia

Com sua contribuição à cinematografia brasileira, através do aperfeiçoamento da linguagem e da experimentação, produz vídeos que se destacam tanto pela técnica quanto pela estética.

Desde 2000 dirige a produtora de vídeos Jugular, especializada em animações com fotografias e time-lapse de obras civis, marítimas e industriais.

Fernanda Ramos é pioneira do time-lapse digital no Brasil e precursora do time lapse com múltiplas câmeras para acompanhamento de obras.

Fernanda pode ser chamada, de fato, de ESPECIALISTA nesta área, pois domina a manufatura dos equipamentos, sua programação, a fotografia, a edição e finalização dos vídeos, sem precisar terceirizar ou delegar nenhuma etapa do processo.  (Linked in).

Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras.

Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras. Fotografia de Renata de Carvalho.

Veja o que já foi dito sobre seu trabalho:

“Fernanda Ramos formou-se em Cinema pela ECA-USP, período no qual produziu o curta Jugular (1997). A experiência reverberou em sua atividade profissional, quando se especializou em filmes de animação de fotografias. Sua produção é exercício de livre criação, com intensa experimentação de técnicas de animação.

Fonte: https://www.studium.iar.unicamp.br/seminario/III_sem_studium.pdf

“Passamos ao trabalho da carioca Fernanda Ramos, que tem uma produção tão rica e variada como a de Alberto Bitar, com um acento expressivo e estilístico muito distinto e com a diferença de ser proveniente do universo do cinema, enquanto o artista paraense vem do campo da fotografia. Como já citamos, Fernanda Ramos cursou Cinema na USP, onde dirigiu Jugular sob orientação de Marcello Tassara. O sucesso dessa primeira experiência foi decisivo para despertá-la ao potencial dos fotofilmes.

Oportunidades de trabalho na área surgiram quando ela saiu da faculdade. Em 2000, Fernanda Ramos fundou a Jugular Filmes, produtora cujo foco está na criação de filmes de animação de fotografias.

Preparando time lapse de obra

Preparando time lapse de obra

As obras de Fernanda Ramos são contemplativas e baseadas na observação atenta da natureza e de seus fenômenos, mas ao mesmo tempo transcendem o real, pois não se limitam a representá-lo de maneira literal, sempre introduzem elementos poéticos por meio da minuciosa manipulação e recriação do movimento.”

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=136985
(Érico Elias – “Fotofilmes – da fotografia ao cinema” – 2009)

Entre os prêmios conquistados por Fernanda Ramos, destacam-se:

  • JUGULAR (1997) – Melhor Filme juri popular – Mostra Curta Cinema 1997/ Contribuição à linguagem cinematográfica – III Festival de Cinema Universitário (leia mais sobre este filme aqui)
  • ARPOADOR (2005) – destaque do juri durante o  Festival Gramado Cine-Vídeo em 2005;
  • TELETRANSPORTE (2013) – Série de fotografias monocromáticas, menção honrosa durante o International Photography Awards – Lucie Foundation 2014
  • ESTADO LÍQUIDO (2016) – Melhor direção – ArtNonStop FF, Menção Honrosa – FILE 2017
  • COLÔNIA, 2019 – Selecionado para o programa Limite, do 30 SPIFF, Mostra do Filme Livre, Mosca 2019 – Cambuquira
  • WASTE DECONTROL (2016) – Menção Honrosa, International Photograpy Awards
  • DIMENSIONS, 2016, Menção Honrosa, Internacional Photography Awards
  • Occupy, 2016, Menção Honrosa, International Photography Awards
Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras.

Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras indo preparar trabalho no Rio Grande.

Para falar com Fernanda clique aqui.