Fernanda Ramos

Especialista em time lapse para acompanhamento de obras 1024x1024 - Fernanda Ramos

Fernanda Ramos é bacharel em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É uma artista de valor reconhecido nacional e internacionalmente, tendo conquistado prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema e fotografia. Especializou-se na execução de timelapse para o acompanhamento de obras de engenharia, desenvolvendo equipamento dedicado e aprofundando as boas práticas na execução deste tipo de filme.

create hmention seal - Fernanda Ramos

Com sua contribuição à cinematografia brasileira, através do aperfeiçoamento da linguagem e da experimentação, produz vídeos que se destacam tanto pela técnica quanto pela estética.

create hmention seal 1 - Fernanda Ramos

Desde 2000 dirige a produtora de vídeos Jugular, especializada em animações com fotografias e time-lapse de obras civis, marítimas e industriais.

JF time lapse obras timelapse construcao 1 - Fernanda Ramos

Fernanda Ramos é pioneira do time-lapse digital no Brasil e precursora do timelapse com múltiplas câmeras para acompanhamento de obras.
Fernanda pode ser chamada, de fato, de ESPECIALISTA nesta área, pois domina a manufatura dos equipamentos, sua programação, a fotografia, a edição e finalização dos vídeos, sem precisar terceirizar ou delegar nenhuma etapa do processo.  (Linked in).



Garças op2 1024x683 - Fernanda Ramos

Veja o que já foi dito sobre seu trabalho:

“Fernanda Ramos formou-se em Cinema pela ECA-USP, período no qual produziu o curta Jugular (1997). A experiência reverberou em sua atividade profissional, quando se especializou em filmes de animação de fotografias. Sua produção é exercício de livre criação, com intensa experimentação de técnicas de animação.

Fonte: https://www.studium.iar.unicamp.br/seminario/III_sem_studium.pdf

“Passamos ao trabalho da carioca Fernanda Ramos, que tem uma produção tão rica e variada como a de Alberto Bitar, com um acento expressivo e estilístico muito distinto e com a diferença de ser proveniente do universo do cinema, enquanto o artista paraense vem do campo da fotografia. Como já citamos, Fernanda Ramos cursou Cinema na USP, onde dirigiu Jugular sob orientação de Marcello Tassara. O sucesso dessa primeira experiência foi decisivo para despertá-la ao potencial dos fotofilmes.

Oportunidades de trabalho na área surgiram quando ela saiu da faculdade. Em 2000, Fernanda Ramos fundou a Jugular Filmes, produtora cujo foco está na criação de filmes de animação de fotografias.

As obras de Fernanda Ramos são contemplativas e baseadas na observação atenta da natureza e de seus fenômenos, mas ao mesmo tempo transcendem o real, pois não se limitam a representá-lo de maneira literal, sempre introduzem elementos poéticos por meio da minuciosa manipulação e recriação do movimento.”

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=136985
(Érico Elias – “Fotofilmes – da fotografia ao cinema” – 2009)

Entre os prêmios conquistados por Fernanda Ramos, destacam-se:

  • JUGULAR (1997) – Melhor Filme juri popular – Mostra Curta Cinema 1997/ Contribuição à linguagem cinematográfica – III Festival de Cinema Universitário (leia mais sobre este filme aqui)
  • ARPOADOR (2005) – destaque do juri durante o  Festival Gramado Cine-Vídeo em 2005;
  • TELETRANSPORTE (2013) – Série de fotografias monocromáticas, menção honrosa durante o International Photography Awards – Lucie Foundation 2014
  • ESTADO LÍQUIDO (2016) – Melhor direção – ArtNonStop FF, Menção Honrosa – FILE 2017
  • COLÔNIA, 2019 – Selecionado para o programa Limite, do 30 Curta Kinoforum, Mostra do Filme Livre, Mosca 2019 – Cambuquira
  • WASTE DECONTROL (2016) – Menção Honrosa, International Photograpy Awards
  • DIMENSIONS, 2016, Menção Honrosa, Internacional Photography Awards
  • Occupy, 2016, Menção Honrosa, International Photography Awards

especialista em timelapse Fernanda Ramos 300x224 - Fernanda Ramos
Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras indo preparar trabalho no Rio Grande.





ferandaime 888x1024 - Fernanda Ramos
Preparando timelapse de obra.
Foto: Aila Oliveira



Especialista em time lapse para acompanhamento de obras 1024x1024 - Fernanda Ramos
Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras.
Foto: Renata de Carvalho





Para falar com Fernanda clique aqui.