Fernanda Ramos – Pioneira e Especialista em Timelapse

Fernanda Ramos é pioneira e especialista em timelapse digital, e precursora do uso de múltiplas câmeras para acompanhamento de obras no Brasil.

Tem o título de Bacharel em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Transformar-se em uma especialista em timelapse foi consequência de seus estudos em animação com fotos, iniciados em 1995.

Domina a manufatura dos equipamentos, sua programação, a fotografia, a edição e finalização dos vídeos.

Tem mais de 30 anos de estudo e 25 anos de prática na área. 

Fernanda Ramos, especialista em timelapse, instala seu equipamento Jugular Prime 8k

Artista de valor reconhecido nacional e internacionalmente, conquistou prêmios em festivais nacionais e internacionais de cinema e fotografia.

Aprimorou as técnicas aplicáveis ao timelapse, desenvolvendo equipamentos dedicados e aprofundando as boas práticas na execução deste tipo de filme.

Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras.

“Antes dos anos 2000, não havia profissionais com experiência em timelapse digital de
longa duração. Isso ressalta o caráter pioneiro de meu trabalho de direção de fotografia,
edição e criação de filmes assim. A habilidade que eu tenho é incomum e altamente
especializada.
Não há comparação entre o que eu produzia no início dos anos 2000 com o que produzo
agora. A tecnologia evoluiu, continua evoluindo, e meu papel é tentar me manter a par das
transformações, adequando meu serviço e a minha técnica permanentemente, sempre
tendo como norte realizar melhores filmes.
O timelapse de longa duração é a nova forma de se produzir documentos históricos
visuais desde o fim da década de 90 e minha expertise na área é de grande valia para
aqueles profissionais e empresas que se interessam e necessitam deste tipo de
captação.
A transmissão articulada e organizada da memória é o que nos faz diferentes enquanto
espécie. Reter e transmitir conhecimentos e acontecimentos nos proporcionou evoluir
enquanto civilização.

Desenvolver o timelapse é a minha contribuição para a preservação da memória histórica
de nosso país e acima de qualquer coisa, meu propósito de vida. Por isso, os meus
filmes estão entre os melhores jamais criados desde que a técnica de execução deste tipo
de filme se tornou possível.”

Fernanda Ramos falando sobre sua trajetória e motivações.
Menção honrosa concedida à Fernanda Ramos em 2016.

Com sua contribuição à cinematografia brasileira, através do aperfeiçoamento da linguagem e da experimentação, produz vídeos que se destacam tanto pela técnica quanto pela estética.

Desde 2000 dirige a produtora de vídeos Jugular, especializada em animações com fotografias e time-lapse de obras civis, marítimas e industriais.

Veja o que já foi dito sobre seu trabalho:

“Fernanda Ramos formou-se em Cinema pela ECA-USP, período no qual produziu o curta Jugular (1997). A experiência reverberou em sua atividade profissional, quando se especializou em filmes de animação de fotografias. Sua produção é exercício de livre criação, com intensa experimentação de técnicas de animação.

Fonte: https://www.studium.iar.unicamp.br/seminario/III_sem_studium.pdf

“Passamos ao trabalho da carioca Fernanda Ramos, que tem uma produção tão rica e variada como a de Alberto Bitar, com um acento expressivo e estilístico muito distinto e com a diferença de ser proveniente do universo do cinema, enquanto o artista paraense vem do campo da fotografia. Como já citamos, Fernanda Ramos cursou Cinema na USP, onde dirigiu Jugular sob orientação de Marcello Tassara. O sucesso dessa primeira experiência foi decisivo para despertá-la ao potencial dos fotofilmes.

Oportunidades de trabalho na área surgiram quando ela saiu da faculdade. Em 2000, Fernanda Ramos fundou a Jugular Filmes, produtora cujo foco está na criação de filmes de animação de fotografias.

As obras de Fernanda Ramos são contemplativas e baseadas na observação atenta da natureza e de seus fenômenos, mas ao mesmo tempo transcendem o real, pois não se limitam a representá-lo de maneira literal, sempre introduzem elementos poéticos por meio da minuciosa manipulação e recriação do movimento.”

Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=136985
(Érico Elias – “Fotofilmes – da fotografia ao cinema” – 2009)

Entre os prêmios conquistados por Fernanda Ramos, destacam-se:

  • JUGULAR (1997) – Melhor Filme juri popular – Mostra Curta Cinema 1997/ Contribuição à linguagem cinematográfica – III Festival de Cinema Universitário (leia mais sobre este filme aqui)
  • ARPOADOR (2005) – destaque do juri durante o  Festival Gramado Cine-Vídeo em 2005;
  • TELETRANSPORTE (2013) – Série de fotografias monocromáticas, menção honrosa durante o International Photography Awards – Lucie Foundation 2014
  • ESTADO LÍQUIDO (2016) – Melhor direção – ArtNonStop FF, Menção Honrosa – FILE 2017
  • COLÔNIA, 2019 – Selecionado para o programa Limite, do 30 Curta Kinoforum, Mostra do Filme Livre, Mosca 2019 – Cambuquira
  • WASTE DECONTROL (2016) – Menção Honrosa, International Photograpy Awards
  • DIMENSIONS, 2016, Menção Honrosa, Internacional Photography Awards
  • Occupy, 2016, Menção Honrosa, International Photography Awards
Preparando timelapse de obra.
Foto: Aila Oliveira
Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras.
Especialista em time-lapse para acompanhamento de obras.

Para falar com Fernanda clique aqui.

Você não pode copiar conteúdo desta página.

Rolar para cima