Serviço de Timelapse para obras: Como escolher quem contratar para este tipo de registro?

O responsável pelos suprimentos sempre está preocupado com o fornecimento dos materiais comprados, e o registro em time-lapse não é diferente. O objetivo é contratar uma produtora que entregue os filmes no prazo e com a melhor qualidade possível.

Com a evolução do marketing digital, existe uma variedade enorme de fornecedores que se apresentam de forma parecida e com preços similares.
Mesmo que você não seja um expert em imagens e vídeos, certamente já assistiu muitos filmes e tirou muitas fotos. Todos nós temos bastante educação visual, pois estamos cercados por imagens fotográficas e videográficas. Siga as dicas a seguir, e tenha segurança ao contratar seu fornecedor.

Prédio residencial ao entardecer - foto extraída de timelapse da obra
Foto extraída do timelapse da construção do Urbic Ibirapuera, em São Paulo

Assista o portfolio de timelapse com crítica e atenção. Você exibiria aqueles vídeos para seus investidores? Compare os filmes das diferentes produtoras antes de decidir.

Em primeiro lugar, observe os portfolios apresentados. Os vídeos são agradáveis de assistir? Eles tem aspecto profissional? Você exibiria numa reunião importante, apresentaria para seus investidores e diretores?

Os profissionais envolvidos devem demonstrar conhecimento técnico sobre fotografia e edição, assim você estará seguro com o material gerado para seu acompanhamento em timelapse.

IMPORTANTE: A empresa identifica seus colaboradores, ou você visita o site e continua sem saber a história de quem tenta te vender o serviço?

Tenha o mesmo cuidado que teria ao escolher seu fotógrafo de casamento.

E lembre-se: Quem vai assistir serão seus investidores, diretores e empregadores, e não sua família e seus amigos.

Você sabia que algumas empresas criam múltiplos sites, com a finalidade de iludir o comprador? Por isso elas não apresentam seus profissionais.

O timelapse não é um produto de consumo de massa. É um serviço personalizado, que deve ser feito sob medida. Não há absolutamente nenhum motivo para que seja vendido da mesma forma que amendoins. O bom profissional de timelapse tem orgulho de se apresentar.

E o vídeo, ficou bonito?

O vídeo exibido permite que o espectador se concentre nas atividades registradas, ou há muitas distrações provocadas por mudanças de luz que não foram tratadas na edição? A imagem parece piscar muito?

Você conhece o Google Imagens? Use a seu favor!

Use o Google Imagens para descobrir se a fotografia exibida em um site é de propriedade intelectual da empresa, através de pesquisa reversa. Algumas empresas se promovem usando material que não foi produzido por elas. É simples:

  • faça o download da imagem desejada;
  • entre no Google Imagens;
  • Arraste a fotografia para a área de pesquisas do Google Images;
  • Voilá! Com o resultado, você saberá se as imagens publicadas em um site são propriedade da empresa. Afinal, ninguém quer contratar indivíduos que se promovem com material alheio, certo?

Para ilustrar, veja a galeria abaixo. A EarthCam.net é uma empresa de grande porte, líder em tecnologia de vigilância e time-lapse, baseada nos EUA. Esta galeria mostra a utilização indevida da propriedade intelectual da empresa. Eu confirmei com a funcionária Cristina, da Earthcam.net, que não há nenhuma empresa no Brasil autorizada a usar tais imagens. Clique aqui e visite o site desta empresa lider, e veja a origem das imagens que são utilizadas indevidamente no Brasil: (role a páginado link e veja):

https://www.earthcam.net/products/securitycamlite.php



A câmera está mexendo o tempo todo? Se isso acontece, há algumas razões:

  • Equipamento não é dedicado ao time-lapse de longa duração;
  • A câmera não foi presa corretamente;
  • Falta de cuidado na edição;
  • Câmeras de segurança não oferecem boa qualidade ótica, suas lentes acentuam as refrações, e sua suspensão não possibilita que a câmera fique estática num padrão aceitável para o time-lapse de longa duração.

Para que um time-lapse fique bonito, ele deve ser realizado com equipamento adequado. A câmera deve proporcionar ajustes finos de imagem. O editor/fotógrafo/cineasta devem saber enfrentar os desafios de cada projeto em particular, cuidando de cada cliente de forma personalizada e atenta.

Aliás… a empresa que você pensa em contratar é formada por fotógrafos, editores ou cineastas? Verifique!

Um bom planejamento é crucial para o resultado final de um time-lapse.

A imagem apresentada no portfolio do candidato foi tratada, afim de eliminar distorções e melhorar seu aspecto geral, ou se parecem com imagens de circuito interno de tv? Isso pode ser sinal de que o equipamento oferecido não é adequado, ou que a empresa não domina recursos de pós-produção. Ou talvez, simplesmente não se importe.

As imagens estão bonitas?

Como estão as cores? Estão agradáveis ou tem um aspecto super saturado? E os contornos da imagem? Estão nítidos de forma natural, ou parecem ter uma fina borda branca e serrilhada nas extremidades, ao redor das formas capturadas?

A empresa apresenta variedade de equipamentos, lentes, e de alimentação? Você pode escolher entre diferentes fontes de energia, solar ou AC?

O equipamento deve oferecer flexibilidade quanto à energia, e apresentar alternativas de conexão com a internet, pois cada obra é diferente e muitas vezes acontecem em locais de difícil acesso.
Também é necessário ter um leque de opções de lentes, para que o objeto seja captado da forma mais eficiente possível independentemente da distância em que a câmera se encontre da empreitada.

Ciclos de redundância fundamentais no time-lapse remoto, para que o cliente sempre receba o material,

e se sinta seguro quanto aos dados confiados à empresa contratada. Nem sempre você tem tempo suficiente para perder acessando interfaces, então é melhor receber seus vídeos sem esforço, e com tranquilidade.

Por isso, sistemas automatizados são bem vindos, para que o contratante fique seguro e confortável.

Como ficou o ritmo de edição do vídeo final?

Ele apresenta muitas interrupções, ou é possível observar um longo período de atividades? Será que aquela imagem inesperada de vídeo ou drone não foi um recurso para tentar disfarçar limitações do equipamento oferecido?

Se quiser conversar mais e tirar dúvidas, entre em contato! Conheça o trabalho de Fernanda Ramos, e todo seu histórico de dedicação ao time-lapse e à animação com fotografias.

Até a próxima!

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui.